Quem são as personas?
Uma persona é uma personagem semi-fictícia que representa um público-alvo perante a empresa.
Postado em 08/09/2017
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Segundo o psiquiatra C. G. Jung, uma persona é uma "personalidade que o indivíduo apresenta aos outros como real, mas que, na verdade, é uma variante às vezes muito diferente da verdadeira". Dentro do Marketing, uma Persona é uma variante desta explicação. Ela é a junção das características principais de um grupo, o público-alvo de uma empresa. Ou seja, uma persona é alguém que foi criado a partir das características deste grupo para representá-lo perante a empresa para que esta possa compreender melhor as interações com tal grupo.

 

Entretanto, como o próprio Jung disse, "às vezes muito diferente da verdadeira", ou seja, uma persona pode ser muito diferente de alguns integrantes do grupo, porém isso não quer dizer que ela esteja errada, apenas que se adequa à maioria. 

 

Ao desenvolver uma empresa, o público-alvo é um fator indispensável, e conhecê-lo é imprescindível. Por isso o desenvolvimento de uma persona é tão importante, pois é a chave para conhecer seu público, afinal de contas, é muito mais fácil se comunicar com uma pessoa do que com uma multidão. Lógico que a persona não existe para se comunicar com a empresa, mas ela dará aos funcionários uma visão geral sobre aquele grupo, facilitando suas interações.

 

Há também a possibilidade de uma empresa desenvolver mais de uma persona. Isso quer dizer que seus produtos e serviços podem atender a diversos públicos. Ao criar personas diferentes, a comunicação torna-se mais específica e direcionada. Por exemplo, um supermercado pode direcionar campanhas de alimentos de fácil preparo e baixo custo para o "Gustavo", um jovem de 18 anos que mora em república e está no início da faculdade, ao mesmo tempo em que produz e direciona campanhas de alimentos saudáveis, diferentes e "chiques" à Andreia, uma mulher de 35 anos que tem grande interesse em gastronomia. 

 

A campanha para o "Gustavo" não funcionaria com o grupo relacionado à "Andreia" e vice versa. Por isso é preciso prestar muita atenção às métricas da empresa e trabalhar no processo de conhecimento do público, saber separá-lo ou uni-lo quando necessário. 

 

Além das personas determinarem qual será a campanha recebida, ela também influencia em outros fatores como horários e plataformas. Talvez para uma persona seja mais eficiente uma propaganda entregue em um panfleto na saída do trabalho, enquanto para outra seja melhor uma foto no Facebook postada pouco antes do almoço. O estudo e conhecimento das personas é o que aproxima as empresas de seus clientes e, consequentemente, pode conquistar ou afastar os leads.

 

Talvez você agora esteja se perguntando:

 

Como uma persona é criada?

 

Primeiro é preciso que a empresa tenha uma base em métricas. Estas métricas trarão as informações necessárias para a criação da(s) persona(s) que você utilizará.  A partir destas métricas você deve responder as seguintes perguntas:

 

  • Como é o seu cliente em potencial? (características físicas e psicológicas)
  • Sobre o que ele se interessa?
  • Quais assuntos do seu setor poderiam interessar a ele?
  • O que ele gosta de fazer?
  • O que ele faz para viver?
  • Qual seu nível de formação?
  • Como ele costuma receber informações?
  • Quais suas dificuldades, seus objetivos, suas necessidades e seus desejos?

 

Conforme você for respondendo a estas perguntas, sua persona começará a ganhar forma. Monte então uma tabela com as seguintes informações sobre esta persona:

 

  • Nome completo
  • Idade
  • Sexo
  • Ocupação/Cargo
  • Ramo
  • Nível de escolaridade
  • Meios de comunicação utilizados
  • Objetivos
  • Desafios

 

Com isso, sua persona estará criada. Você pode adicionar uma foto aleatória para ilustrá-la e montar então um texto com as informações recolhidas. A partir de então, você tem sua primeira persona criada e deve começar a usá-la o quanto antes. 

 

Caso você tenha dificuldade em obter as informações necessárias para o desenvolvimento da sua persona, a dica é utilizar alguns "macetes" como formulários online, entrevistas com clientes e análise dos cadastros de seus clientes. 

 

Aqui na Fito nós trabalhamos com o desenvolvimento de personas para nossos clientes, como é o caso da Ísis, uma jovem recém formada em direito e que sonha em abrir o seu próprio escritório de advocacia. Ela adora marcar sua presença em eventos, tem 22 anos de idade e não suporta mais trabalhar para o próprio chefe. Será que você já sabe de qual cliente nosso é esta persona?

 

Persona-Ísis

 

Parece difícil adivinhar? Nós sabemos, pois uma persona é exatamente uma pessoa normal que está por aí fazendo parte de públicos-alvo de diversas empresas. A Ísis ajuda muito o nosso cliente e apostamos que muitas outras empresas também. Será que ela poderia ser uma persona para o seu negócio? 

Fale conosco e descubra a(s) persona(s) ideal(is) para sua empresa!

Telefone: 16-3286.5411

E-mail: contato@fitomarketing.com.br

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