O que são leads? Como atraí-los?
Quando tratamos de Marketing Digital precisamos compreender o que é um lead, sua importância e como ele se difere de visitantes.
Postado em 25/08/2017
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Quando tratamos de Marketing Digital precisamos compreender o que é um lead, sua importância e como ele se difere de visitantes. Por isso, este artigo irá explicar um pouco do que você precisa saber sobre os leads e como atraí-los cada vez mais para que possam finalmente se tornar clientes reais e fidelizados.

Começaremos então por aquilo que é o ponto principal: o que é um lead?

Um lead nada mais é do que o seu cliente em potencial, que em algum momento criou algum tipo de relação com a marca. Pode ser um e-mail cadastrado na sua newsletter, uma pergunta mandada pelo inbox do Facebook ou mesmo aquela pessoa que segue o perfil da sua empresa no Instagram. Tudo isso gera uma conexão entre o possível consumidor e a marca. O consumidor já tem ciência da existência da marca e demonstra um mínimo de interesse em seus produtos ou serviços. Enquanto isso, a marca também tem ciência da existência do consumidor e sabe que este tem algum tipo de necessidade que pode ser suprido por ela.

Existem também algumas diferenciações dentro do grupo total de leads. Não podemos ter certeza sobre quem realmente irá se tornar um consumidor, porém podemos separar um pequeno grupo e denominar seus integrantes de acordo com seu comportamento e seu potencial como cliente. Quanto mais qualificado for seu lead, maiores são as chances deste se tornar um cliente. 

Estes grupos podem ser identificados através da análise de seu comportamento: eles fizeram o primeiro contato com a empresa? Eles interagem com a marca? Eles clicam e absorvem o conteúdo fornecido? Por quanto tempo?

Tudo isso ajudará você a construir suas campanhas de acordo com os leads mais qualificados, focando nos desejos e necessidades deste grupo. Pense na formação de leads como um funil de conversão, quanto mais próximos à boca menor, mais qualificados são seus leads. O ideal é manter campanhas e projetos para as diferentes etapas deste funil, o topo, o meio e o fim. Desta forma, as chances dos leads mais qualificados se aproximarem do fim aumentam consideravelmente.

Funil-de-vendas-conversão

Os leads começam como estranhos, pessoas que desconhecem a marca e, assim, não criam nenhum tipo de relação com a empresa. A partir do momento em que eles conhecem a marca e tornam-se visitantes, é aí que deve-se iniciar o processo de transformação dos "meros visitantes" em leads, ou seja, formar algum tipo de conexão entre a marca e estas pessoas. Isso pode ser feito com uma conversão indireta através de uma landing page onde os visitantes poderão deixar a primeira forma de contato para a criação da relação marca-lead. Ao tornar-se um lead, esta pessoa entrará em seu funil primeiramente como "não qualificado" e assim vai avançando conforme sua empresa for capaz de sanar as necessidades e desejos dele. Quanto maior for a interação e o desejo de compra desta pessoa em relação aos seus produtos e serviços, mais próxima ela estará de se converter de lead em cliente, ou seja, mais próxima ela estará do fim do funil.

Mantendo estratégias que "pesquem" os visitantes e coloquem-nos num ciclo feito para captação, qualificação e conversão, o número de clientes reais seguirá um progresso constante.  

Para manter esse progresso então, você deve trabalhar todas as fases pelas quais um cliente passa antes de se tornar um "cliente real". Por isso, pesquisas e relatórios tornam-se fundamentais, já que serão estes que o auxiliarão a conhecer seu público e a compreender suas necessidades. A partir deste conhecimento, será infinitamente mais fácil adequar suas campanhas, projetos e até mesmo serviços para atender a tudo que este público precisa e assim atraí-los para a ação final: a compra.

Para poder interagir com todas estas fases do funil de conversão, você deve passar por alguns processos de análise. É preciso reconhecer o problema de cada etapa do funil - por que eles estariam procurando a sua marca?. Em seguida, ir atrás de uma solução para tais problemas - o que sua empresa pode oferecer a eles? A partir dai você lança suas campanhas direcionadas para cada público específico - mostre a eles o porquê eles deveriam continuar a prosseguir para as próximas etapas.

Seguindo este processo para as diferentes etapas do funil de conversão, você será capaz não apenas de atrair os leads, mas de qualificá-los e transformá-los de clientes em potencial para clientes reais. Lembre-se que apesar de não existir uma "fórmula mágica" para transformar todos os seus leads em clientes, os caminhos para aumentar suas vendas com a captação de leads e qualificação dos mesmos não são tão complicados quando se tem um bom marketing de relacionamento, o que manterá você e sua equipe com conhecimentos suficientes sobre seus públicos, facilitando todo o processo de criação e desenvolvimento de campanhas específicas para cada um deles.

Para auxiliá-lo nessa "caça ao lead", a Fito Marketing trabalha com uma análise completa de seu negócio, utilizando ferramentas adequadas para construir um planejamento estratégico de marketing conciso, o qual envolve o entendimento de quem são seus possíveis leads, como captá-los e trazê-los até o fim do funil.

Entre em contato, queremos saber sobre o seu negócio e como podemos ajudar a levá-lo adiante: 16 - 3286.5411 | contato@fitomarketing.com.br

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