Métricas digitais que você DEVE entender e seguir
As métricas irão ajudar você a entender como o seu negócio atinge o público.
Postado em 06/10/2017
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Em um mercado que vive em constante movimento, acompanhar as métricas é indispensável para o seu negócio, principalmente quando se trata de marketing. Dentro do universo digital algumas métricas são mais fáceis de obter do que no mundo offline, porém talvez você não saiba exatamente quais são ou não importante, como medí-las ou mesmo o que significam. Por isso, no artigo de hoje vamos falar sobre as métricas básicas mais utilizadas na hora de trabalhar o seu negócio online.

As métricas digitais são medidas tanto nas redes sociais que você utiliza, como em seus sites e anúncios. A partir delas você poderá compreender o funcionamento de cada plataforma, descobrindo o que funciona melhor e o que não dá tão certo, sendo possível maximizar os seus investimentos.

Agora, vamos ver um pouco sobre as principais métricas de cada rede social?

 

Facebook

 

Likes/Curtidas

É o número de pessoas que curtiram sua página, ou seja, recebem suas atualizações em suas linhas do tempo (ou pelo menos deveriam, mas vai depender do algorítimo do Facebook). Você pode inclusive visualizar as métricas de acordo com as características de seus seguidores como sexo e idade.

Alcance Orgânico

É o número de vezes que algo foi visto sem que você tenha que pagar por isso. Você pode ter o alcance total da página (todas as suas publicações) ou de um post específico. 

Alcance Pago

A partir do momento que você impulsiona uma página ou uma publicação, você terá o alcance pago, ou seja, o número de vezes que o seu conteúdo foi recebido devido ao investimento financeiro. 

Envolvimento

É o número de vezes que as pessoas interagiram com as suas publicações. No envolvimento são contados os comentários, as curtidas, as reações e os compartilhamentos.

 

Instagram

 

Seguidores (Normal | Empresarial)

Segue a linha dos likes e curtidas do Facebook. Ao configurar seu perfil de instagram com um perfil empresariam você conseguirá mensurar caracteríticas específicas dos seus seguidores, tais como sexo, idade, localização e período de atividade.

Curtidas (Normal | Empresarial)

As curtidas são como os likes em publicações do Facebook, elas serão contadas em cada postagem sua no Instagram. Com o perfil empresarial você pode inclusive ver a ordem das suas postagens mais curtidas e então perceber o que mais atrai o seu público.

Impressões (Empresarial)

Quantas vezes as suas publicações foram vistas - mesmo que pelas mesmas pessoas - naquela semana.

Alcance (Empresarial)

Contabiliza quantas pessoas únicas viram as suas publicações da semana.

 

Pinterest

 

Seguidores (Normal | Empresarial)

Continua seguindo a mesma linha dos seguidores do instagram e likes/curtidas das páginas do Facebook. 

Impressões (Empresarial)

São o número de vezes que um Pin do seu perfil apareceu nos feeds de outras pessoas (seja no Home, em categorias ou pesquisas).

Visualizadores (Empresarial)

Número de pessoas que receberam um Pin seu naquele período de tempo - seja no Home, em categorias ou pesquisas.

 

Linkedin

 

Visitas ao perfil

Esta informação não é dada apenas com os números, mas também indicando quem foram estas pessoas, então você pode entender quem são as pessoas mais interessadas no seu perfil.

Seguidores

Para suas páginas do Linkedin, esta métrica segue a linha das curtidas do Facebook.

Recomendações

Você poderá acompanhar as pessoas que recomendaram sua página através da rede. As recomendações tem um peso bem grande entre os usuários do Linkedin.

Além das redes sociais, você também deve seguir e compreender as métricas do seu site, já que ele também pode fornecer dados importantíssimos sobre seus clientes, leads e visitantes. Então, vamos entender um pouco mais das métricas de um site:

Sessões

As sessões, assim como as próximas métricas, podem ser medidas através do Google Analytics. Elas contabilizam o número de entradas reais de pessoas engajadas no seu site. Será com base em uma sessão que os próximos dados serão contabilizados.

Taxa De Rejeição

A taxa de rejeição mede a porcentagem de sessões em que não houve mudança de página ou  nenhuma forma de interação com seu site, ou seja, a pessoa não comentou, não clicou, não compartilhou, apenas entrou e saiu. 

Tempo De Permanência

Esta métrica conta o tempo médio das sessões. Ou seja, se você teve 30 sessões no dia e contabilizou um total de 2 horas de abertura do seu site, isso quer dizer que o tempo de permanência médio de seus visitantes é de 4 minutos.

Usuários Novos 

Se é a primeira vez de um usuário no seu site, é aqui que ele irá contabilizar +1.

Usuários Recorrentes

Mas se ele já visitou seu site ao menos uma vez, ele se torna um usuário recorrente.

Página Por Sessão

Esta métrica irá mostrar uma média de por quantas páginas do seu site cada visitante passa ao entrar no seu site.

Para seguir as métricas de um site, você pode usar o sistema do Google Analytics onde após instalado em sua página, começará a contabilizar estes e muitos outros dados que podem ser significativos para o seu negócio. Já para as redes sociais, o Facebook e o Linkedin já contabilizam as métricas citadas a partir do momento em que você cria a página ou perfil. Já para o Instagram e o Pinterest, é preciso converter o seu perfil para um perfil empresarial para ter acesso a alguns dados, mas calma, não precisa pagar para isso, ok?

Estes são apenas alguns exemplos de métricas. É claro que você deve estabelecer quais sua empresa seguirá de olho. Esta decisão deve ser tomada de acordo com os objetivos e necessidades da mesma, já que serão estes fatores que determinaram a importância e relevância de cada métrica. Porém se você ainda não tem muita certeza em relação a como acompanhá-las e sente-se perdido na hora de estabelecer a importância e prioridade de cada uma, respire fundo e relaxe porque nós da Fito Marketing estamos aqui para te ajudar. Além de montar todo o planejamento estratégico do marketing digital da sua empresa, nós fornecemos relatórios mensais ou semanais para que você acompanhe tudo sem dúvidas - e ainda adaptamos tudo o que for preciso para trazer números cada vez mais positivos para o seu negócio. 

Venha conversar conosco: 16 - 3286.5411 | contato@fitomarketing.com.br

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