Como funciona o marketing nas datas comemorativas?
Entenda um pouco mais sobre o funcionamento do marketing nas datas comemorativas.
Postado em 07/12/2017
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Em períodos como natal, dia das mães e dia dos namorados, é fácil sentir a presença do marketing. São nessas épocas que o investimento na área cresce, já que as datas comemorativas trazem ótimas chances de se divulgar para um grande número de pessoas e, consequentemente, aumentar suas vendas.

O que acontece nesses períodos é o seguinte:

Os funcionários envolvidos no marketing, seja em uma agência ou dentro de cada empresa, trabalham diferentes maneiras de divulgação nessas datas para aproveitar todo o clima que é criado em torno delas, e aproveitar ao máximo isso para seus produtos.

Com o grande número de campanhas voltadas para o mesmo tema, alguns apelos emocionais ganham força, já que as marcas trabalham mensagens iguais ou parecidas, mesmo que de forma indireta. No dia dos namorados, por exemplo, é gerada por inúmeras empresas a ideia de que “se você ama seu/sua parceiro(a), você deve presenteá-lo(a)”.

Exemplo de mensagem que relaciona o ato de presentear com o amor | Fonte: DesignCulture

 

Esta ideia já está estabelecida na cabeça das pessoas, devido ao trabalho de anos que a publicidade faz em cima dessas datas. A função do marketing e da publicidade é fazer com que a mensagem chegue ao indivíduo com um diferencial: se você ama seu/sua parceiro(a), você deve presenteá-lo(a) com algo da nossa marca.

É atuando com o geral (a mensagem imposta por diversos pontos do mercado) e sabendo tornar-se o diferencial (a mensagem específica) que o marketing em datas comemorativas se torna tão potente e importante.

Outro fator importante é saber trabalhar o marketing em datas comemorativas menores, com importância regional ou municipal. Um exemplo clássico são as estratégias de marketing adotadas por prefeituras em períodos como o aniversário de uma cidade.

Marketing em datas comemorativas municipais

No ano de 2017, por exemplo, a prefeitura de Ribeirão Preto trabalhou com investimentos culturais para comemorar esta data. Essa atuação pode ser vista de diversas formas: gasto desnecessário de dinheiro, investimento em cultura, obrigação da prefeitura, entre outros. Entretanto, em nenhum momento deixa de ser uma aplicação da estratégia de marketing para conquistar aqueles que veem a comemoração do aniversário de Ribeirão Preto como necessidade, que aprovam o investimento em cultura e mesmo os que foram beneficiados diretamente, como os artistas.

O então secretário da Cultura, José Carlos Ferreira de Oliveira Filho, fez a seguinte constatação: “Estamos levando à população uma programação repleta de atividades, para todos os públicos, que valorizam a cultura de cada região de Ribeirão Preto. O importante é valorizar e destacar os artistas da nossa cidade”.

A prefeitura pode até não querer vender um produto de forma direta, mas com certeza vendeu a sua imagem de forma positiva para um público que fora definido previamente.

Dicas para trabalhar o marketing em datas comemorativas

Conheça o seu público

Não importa a data, esta é uma dica essencial para toda e qualquer estratégia de marketing. Conhecer o seu público significa saber quem ele é, o que ele precisa, quais problemas enfrenta, o que ele deseja e claro, como o seu negócio poderá ajudá-lo em tudo isso.

Para isso trabalhar de maneira adequada o seu público, é imprescindível o desenvolvimento das personas. Desta forma, você saberá como desenvolver cada tipo de conteúdo e poderá direcioná-lo para as pessoas certas, obtendo resultados mais positivos.

Planeje-se

Nenhuma boa estratégia de marketing pode ser bem aplicada quando feita na “correria”. Como a maior parte das datas comemorativas já são marcadas no calendário, você não tem desculpa para deixar tudo para a última hora.

Planejando-se com antecedência, você terá mais tempo para desenvolver com calma as campanhas para todas as suas personas. Além disso, ainda terá grandes chances de economizar no desenvolvimento de produtos, já que acabará fugindo das altas temporadas.

Pense fora da caixa

Como dito anteriormente, grande parte dos negócios já trabalham numa ideia central relacionada àquela data. Por isso, é preciso que a equipe de marketing pense fora disso tudo e encontre algo que fará com que a sua campanha seja inesquecível e eficiente.

Enquanto estamos acostumados com o “equilíbrio” das campanhas, quando vemos algo que nos foge do comum, as chances de gravarmos aquilo na mente aumentam consideravelmente. Isso garantirá uma presença maior da sua marca na cabeça daqueles que a sua campanha atinge.

Como você pode aplicar o marketing em datas comemorativas na sua empresa?

O ideal para a aplicação do marketing, seja em datas comemorativas ou não, é que você tenha profissionais qualificados trabalhando por trás das estratégias. Seja com uma equipe interna ou com uma agência, quanto mais qualificados forem os profissionais, maiores as chances de se obter bons resultados.

Na Fito Marketing, todos os clientes contam com profissionais altamente qualificados que garantem uma atenção especial a todo o processo de marketing, do planejamento à execução.

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