Conheça o famoso Marketing de Conteúdo
O Marketing de Conteúdo pode mudar a forma como seu público-alvo enxerga a sua empresa e, principalmente, como a sua empresa enxerga o seu público-alvo.
Postado em 08/09/2017
    Compartilhe:

O Marketing de Conteúdo não é um bicho de sete cabeças, não se preocupe. Com este artigo vamos te ajudar a entender tudo o que você deseja saber sobre o assunto.

 

Esse tipo de marketing nada mais é do que usar a criação de conteúdo de qualidade e relevante feito para atingir um atual ou futuro cliente, podendo ser materiais educativos, informativos, ou de entretenimento. Através de uma estratégia integrada que trabalhará desde as postagens em mídias sociais até o desenvolvimento de vídeos, artigos, webinars, podcasts, newsletters, e-books e muito mais, é que se implementa o marketing de conteúdo.

 

A dificuldade deste tipo de estratégia está em realmente desenvolver um conteúdo de qualidade e relevância, já que isso terá efeitos não apenas em relação aos seus clientes, mas também aos olhos do Facebook, Instagram, Linkedin, Google, entre outros, pois as empresas entendem que o seu conteúdo é relevante e consequentemente os algoritmos irão auxiliar a sua empresa e se posicionar melhor organicamente no Google, por exempo.

 

A utilização do Marketing de Conteúdo é importante pois ajuda no engajamento do leitor que constantemente será impactado pela sua marca, através de conteúdos de qualidade. Ser uma constante fonte de informações relevantes também irá fazer com que indivíduos que não conheciam sua empresa, acabem por difundir seus conteúdos e  constantemente aumentar a sua taxa de engajamento.

 

Como citado anteriormente, o próprio Google verá sua marca com melhores olhos pois entenderá a sua empresa não apenas como alguém querendo vender, mas também alguém que disponibiliza informações e que pode se tornar relevante para determinadas pesquisas. Unindo o Marketing de Conteúdo a um bom SEO você logo verá seu site subindo nas posições de sites de buscas, algo extremamente positivo para que sua marca atinja pessoas que seriam impossíveis de conquistar. Uma melhor posição também trará maior confiabilidade em sua empresa por parte dos novos visitantes e leads, aumentando assim a autoridade que sua empresa tem sobre estes indivíduos.

 

E o Marketing de Conteúdo vai além, não atuando somente com criação de artigos interessantes em blogs ou extensões de seu site. Ele interage nas redes sociais, newsletters, vídeos, e-books e até mesmo em eventos. Tudo isso acaba por colocar sua empresa "na boca do povo", fazendo com que mais pessoas conheçam sua empresa, gerando novas possibilidades de conquistar esse público.

 

Para explicar de uma maneira simples e objetiva, dá uma olhada neste infográfico que fizemos com as informações do site Marketing De Conteúdo:

 

Infográfico - Marketing de Conteúdo

 

 

Além disso tudo, investir em Marketing de Conteúdo pode trazer outros aspectos positivos como o aumento do tráfego, das vendas, dos leads qualificados e consequentemente, do seu lucro.
Para trabalharmos de maneira correta esse conceito, é necessário levar em consideração seus estágios: planejamento, execução e mensuração.
 
Planejamento:
 
Aqui que você irá definir como será a sua estratégia, quais canais irá usar, a frequência de postagens, como irá interagir com o público, que tipo de conteúdo irá fornecer, etc. Não adianta tentar se jogar no Marketing de Conteúdo sem montar um planejamento, mesmo que ele seja alterado com o passar do tempo. Aqui você deve definir seus objetivos, quais métricas irá acompanhar, as personas do seu público, escolher os canais mais adequados para as campanhas de marketing, decidir quais ferramentas serão utilizadas para manter o planejamento, e ao mesmo tempo, começar a compreender como funciona o seu funil de vendas.
 
Nesta etapa também é importante dar forma ao seu site, ou a reformá-lo caso já tenha. Caso você não pretenda ter um site próprio, mas algo mais parecido com uma página no Facebook, não tem problema, desde que a sua estratégia de conteúdo não dependa de um site.
 
Mesmo assim achamos interessante você dar uma olhada neste artigo que fala sobre 10 vantagens que a sua empresa pode ter ao possuir um bom site. Nessa hora, por ser um processo muito técnico, o ideal é contar com a ajuda de um profissional que crie, desenvolva, ative e possa comumente fazer a manutenção do seu site.
 
É importante lembrar que ao investir em Marketing de Conteúdo, você vai fazer com que os leads percorram certo caminho, e quase todos levam ao seu site, portanto o mesmo deve estar atualizado para poder capturar esse leads e transformar em vendas. Por isso, atente-se a manter sempre os conteúdos em dia, buscando trabalhar com o desenvolvimento de vídeos, artigos, imagens e tudo o que possa ajudar o seu site a se desenvolver de forma a suprir todas as necessidades de seus visitantes, prendendo a atenção deles das mais diferentes maneiras possíveis.
 
Não se esqueça de planejar em como captar visitantes através das redes sociais ou de outros sites, pois dependendo de suas estratégias de divulgação, você poderá ou não utilizar de maneira correta o Facebook, Instagram, Linkedin, entre outras mídias, e isso pode ser decisivo para o sucesso de seu trabalho em Marketing de Conteúdo.
 
Execução:
 
Antes de começar a pensar na execução, é preciso ter em mente que ela pode não acontecer igual ao planejamento. Na verdade, a execução muito provavelmente sequer se parecerá com seus planos inciais. Entretanto, isso não torna o planejamento dispensável. Nessa hora é preciso manter a calma e tentar prosseguir com suas estratégias. Para isso, a dica fundamental é manter a organização de sua empresa, desta forma será mais fácil manter o controle e direcionar os acontecimentos de acordo com o que for necessário.
 
Para manter a empresa organizada, é possível optar por sites ou aplicativos gratuitos, que são tão bons quanto os pagos. Aqui na Fito usamos o Trello para organização, o Slack para comunicação, o Evernote para documentação e o Google Drive para armazenamento. Sim, são várias ferramentas e no começo tudo pode parecer confuso, porém logo você pega o jeito e verá que as coisas começarão a fluir de uma forma mais natural e eficaz.
 
Agora com estes conhecimentos em mente é hora de começar a trabalhar. O seu site vai ao ar, as redes sociais entram em funcionamento e seus anúncios começam a rodar. Pode até parecer um enorme emaranhado de coisas, mas se você planejou tudo corretamente, ficará bem fácil adequar seu tempo de trabalho para distribuir entre as tarefas necessárias. Conforme o tempo for passando, é normal que as coisas fujam um pouco do planejamento, o importante é estar preparado para realizar ajustes e mudanças que sigam seus objetivos, buscando sempre superar os resultados traçados.
 
Durante o período de execução, é preciso também ter persistência e paciência, já que o reconhecimento é algo que vem apenas com o tempo. Por mais que você utilize todas as técnicas de SEO, tenha um conteúdo incrível e uma programação perfeita, ainda é preciso tempo para que o Google reconheça o seu site e para que as pessoas o notem e confiem em sua empresa. Assim como tudo na vida, o sucesso vem com muito trabalho, esforço e paciência.
 
Mensuração:
 
Para começar a mensurar seus dados você precisará de um tempo de execução. Algumas métricas podem ser medidas após 1 mês enquanto outras podem precisar de um período mais longo. Como citamos anteriormente, você deve decidir quais métricas acompanhar, certo? Foque nelas, já que uma análise de todas as métricas possíveis acaba não sendo funcional e pode causar confusão.
 
O importante da mensuração é compreender como suas estratégias estão funcionando, sendo possível entender realmente se o seus investimentos estão sendo feitos da maneira correta. Uma análise bem feita irá revelar caso algo não esteja dando resultado, abrindo a possibilidade de adequar o planejamento, campanhas e investimentos. Mantenha-se sempre atualizado, pois desta forma será possível utilizar falhas presentes para evitar iguais ou piores no futuro.
 
Algo importante que a mensuração gera às empresas é o melhor conhecimento do seu público, por exemplo, em uma campanha de marketing sua empresa traçou o perfil ideal sendo homens de 40 anos, mas ao rodar essa campanha vemos que o público que mais teve interesse foi o de mulheres de 20 anos. Ao fazer essa análise, algo que muitas vezes não acontece nas empresas, é possível mudar toda a campanha ou reforçar para o público que foi identificado.
 
O uso do Marketing de Conteúdo pelas empresas já é realidade e praticamente indispensável. Este tipo de marketing torna o seu público mais pessoal e menos "alvo", algo que incentiva estas pessoas a se tornarem clientes. Mesmo assim, o Marketing de Conteúdo muitas vezes acaba sendo deixado de lado já que é uma estratégia que demanda muito tempo e, por isso, ele dificilmente é estruturado dentro da própria empresa.
 
É impossível negar a sua importância no desenvolvimento do mercado atual e, por esta razão, muitos negócios contratam agências de marketing para que estas possam desenvolver as estratégias necessárias dentro do Marketing de Conteúdo de uma forma mais elaborada e apropriada, já que elas contam com profissionais especializados e que poderão focar totalmente neste trabalho.
 
Caso você compreenda a importância do Marketing de Conteúdo mas não sabe bem se deve ou não contratar uma agência, saiba que nós da Fito Marketing podemos tirar todas as suas dúvidas antes de iniciar qualquer tipo de serviço, estamos à sua disposição.
16-3286.5411
contato@fitomarketing.com.br

Comente com o facebook