Como saber se seu site está bem rankeado no Google?
O seu site pode estar escondido no Google - e você pode trazê-lo para o topo com algumas mudanças importantes.
Postado em 07/06/2017
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Estar nas primeiras páginas de pesquisa do Google é um objetivo muito almejado quando trabalhamos com a fachada virtual de uma empresa. Entretanto, ainda há muitas dúvidas sobre como alcançá-la, por isso este artigo irá explicar um pouco sobre como isso funciona e sobre as técnicas de otimização que você pode e deve utilizar em seu site para melhorar a sua posição no ranking do Google.

Antes de mais nada, vamos pensar em quantas vezes você fez uma pesquisa no Google e foi até a segunda ou terceira página em busca dos resultados. Provavelmente você encontrou o que procurava na primeira, certo? Isso acontece porque os "robôs" do Google que fazem este rankeamento procuram justamente os conteúdos mais relevantes, completos e de qualidade para apresentar nas primeiras páginas, e ainda mais nas primeiras posições da sua pesquisa. Usando a lógica, é claro que você quer que o seu site apareça o mais próximo possível da primeira posição, e ao terminar este artigo esperamos que você entenda um pouco mais sobre como o Google funciona, além disso, também iremos apresentar algumas ferramentas que ajudarão a conhecer e melhorar seu SEO.

Pode até parecer complicado entender tudo que o SEO abrange, mas existem algumas ferramentas que irão auxiliar você a compreender seu posicionamento e conhecer os métodos que irão transformar seu site em um "pupilo" do Google. E sabe o que é mais bacana? O próprio Google oferece algumas ferramentas para te ajudar neste processo!

Uma destas ferramentas é o Google Analytics, a qual será o ponto inicial de conhecimento do seu público, tráfego e resultados. Após conectar seu site ao Google Analytics, você começará a receber informações certeiras sobre a quantidade de pessoas acessando e o comportamento dele. Assim, será possível perceber o que prende as pessoas em seu site e o que as faz ir embora, irá conhecer quem é seu público, de onde ele é, qual a idade, o gênero e até mesmo seus principais interesses. É a partir de todas as informações do Analytics que a otimização do SEO do seu site começa.

Um dos principais fatores do SEO é o uso de palavras-chave, isso quer dizer que, quando bem utilizadas, elas podem disparar seu site para as primeiras posições do Google. As palavras-chave são aquelas que ao serem pesquisadas, farão seu site aparecer nos resultados do Google. Lembrando que palavras-chave podem ser mais que uma palavra, formando uma expressão, como por exemplo "chaveiro ribeirão preto". Para te ajudar nisso, o próprio Google oferece a ferramenta Google Search Console, que pode ser unida ao Google Analytics e assim mostrar a você como otimizar o uso das palavras-chave em seu site. Além disso, esta ferramenta também irá lhe mostrar alguns dados extras sobre os sites que usam as mesmas palavras-chave que você.

O PageSpeed Insights é outra ferramenta importante fornecida pelo Google. Pense em quanto tempo você gosta de esperar as páginas carregarem. Muito pouco, né? O PageSpeed exerce um papel muito importante na análise de seu site, pois além de conferir a velocidade com que suas páginas estão carregando, a ferramenta mostra onde, o que e como é possível melhorar, além de dar uma pontuação de 0 a 100 para o seu site, tanto na versão mobile quanto na desktop. Quanto maior a pontuação melhor para seu SEO.

Faça um teste e veja qual a pontuação do seu site, e se for muito baixa, dê aquele puxão de orelha em quem desenvolveu ele para você.

E como última ferramenta, por que não perguntar ao próprio Google como ele enxerga seu site para compreender seu posicionamento? Então, é exatamente isso que o Google Webmaster Tools fará para você. Na verdade, ele é um conjunto de ferramentas que irão auxiliar você a compreender a visão dos "robôs" do Google sobre seu site. Uma das principais ferramentas oferecidas é a Fetch As Google que é fundamental para que você analise e possa melhorar o seu SEO. 

Agora além das ferramentas oferecidas pelo Google, também é possível monitorar o SEO levando em consideração alguns fatores importantes para tornar o seu site relevante e importante, como a qualidade de conteúdo, as páginas que levam as pessoas para um link seu, responsividade do seu site em outros sistemas e aparelhos, tamanho e originalidade do conteúdo (sim, conteúdos "copia-e-cola" vão detonar o seu SEO). 

Não seja ingênuo ao pensar que ter um site de qualidade é algo fácil, rápido e barato. Antes de fazer um novo ou reformar o seu antigo, entenda um pouco sobre o assunto para poder contratar uma agência que se preocupe em entregar um site estruturado da maneira correta, e que realmente se preocupe em programar e posicionar o site de sua empresa da melhor maneira possível.

Para quem ainda tem dúvidas sobre as vantagens que um site pode trazer ao seu negócio, nós listamos 10 vantagens de se ter um bom site, para que todos possam entender a importância de se ter um, seja para reforço institucional, para divulgação ou para alavancar as vendas, por exemplo.

E caso você esteja buscando alguém para construir o seu site, a Fito Marketing conta com uma equipe de programadores, publicitários, designers, jornalistas e administradores, todos focados em entregar um site de qualidade que será bem visto não apenas por seus visitantes, mas também pelo google. 

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