Como funciona um CRM?
Antes de começarmos a raciocinar sobre as diversas funções e formas de funcionamento de um CRM, é preciso entender o que é isso. Literalmente, CRM significa "Customer Relationship Management" e ao
Postado em 31/07/2017
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Antes de começarmos a raciocinar sobre as diversas funções e formas de funcionamento de um CRM, é preciso entender o que é isso. Literalmente, CRM significa "Customer Relationship Management" e ao traduzir temos: Gestão de Relacionamento com Clientes, ou seja, um CRM é, muito superficialmente falando, um software que auxiliará sua empresa a atender e compreender melhor seus clientes. 
 
Porém ao estudar o termo como um todo, percebemos que ele vai muito além da essência básica de ser um software e ultrapassa seus limites ao ser também uma estratégia de organização, relacionamento e comportamento - tudo trazendo o cliente como foco principal. Todas as tarefas realizadas pelo CRM servem justamente para que todos os clientes passem a ter as melhores experiências com determinada empresa, aumentando assim as chances de fidelização de cada um deles e, ao contrário do que você possa imaginar, o CRM traz ao cliente um tratamento personalizado de acordo com o histórico dele e não algo roboticamente pronto.  
 
Agora que já foi possível entender um pouco mais do que um CRM é de verdade, é hora de começar a entender como funciona e como utilizar um irá afetar a sua empresa.
 
Primeiramente, é preciso entender que o foco de sua empresa deve ser o cliente, já que em sua ausência, seu negócio está fadado ao fracasso. Por isso a presença de um CRM é fundamental para conquistar e fidelizar o máximo possível de clientes. O marketing, as vendas e o atendimento ao cliente são geralmente as principais áreas afetadas diretamente pelo CRM, formando um conjunto de informações que tornará a empresa cada vez mais amigável aos olhos dos consumidores. Assim, o CRM irá trabalhar fazendo alguns serviços essenciais, por exemplo, a automação de tarefas, integração de redes sociais, criação de relatórios e o aumento da colaboração entre as diferentes áreas da empresa.
 
No geral o CRM irá atuar de forma operacional, analítica, colaborativa e estratégica. Todas estas funções irão fornecer a você as informações necessárias sobre seus clientes em tempo real e ainda em qualquer lugar caso seu CRM utilize um sistema de armazenamento em nuvem, como é feito na maioria das vezes. Além disso, a facilidade de acesso a estas informações darão a todos os gerentes e diretores um entendimento mais completo e amplo do próprio negócio, ou seja, você conhecerá sua empresa de uma forma completamente nova. 
 
O processo operacional será o momento onde detectam-se as falhas, os problemas que sua empresa pode estar causando ao cliente, por exemplo uma demora no atendimento ou uma linha de telefone que cai a cada 05 minutos. No processo analítico é onde os dados serão analisados e armazenados para uso posterior, é aqui que cada cliente começará a ser cadastrado no sistema e onde seu atendimento começará a ser personalizado no futuro. A partir daí que a marca começa a se aproximar dos clientes, formando uma relação mais humanizada. Ao chegarmos no ponto de colaboração teremos a integração da empresa, com a informação sendo passada por todas as áreas necessárias, ajudando os funcionários a interagir de uma forma muito mais prática e rápida. E por fim temos o processo estratégico, que visa o futuro, quais os objetivos da empresa e quais os caminhos para atingi-los. 
 
Claro que esses processos podem e devem ser bem mais aprofundados, porém a nossa função aqui hoje é mostrar um pouquinho de tudo.
 
Ao utilizar um CRM também será possível perceber o aumento da produtividade como um todo. Isso graças à automação de alguns processos, economia de tempo e aumento da eficiência de outras ações o que, logicamente, leva ao aumento de faturamento. Outra vantagem deste software é que ele se manterá presente de acordo com as necessidades de cada empresa, enquanto microempreendedores necessitam de um serviço feito de certa forma, as multinacionais acabam precisando da realização destes processos de um modo diferente, que se adeque ao negócio, e o CRM traz oportunidades de uso para ambos os lados.
 
O CRM então gera para a empresa o chamado Marketing de Relacionamento, onde a comunicação da empresa para com seus clientes deixa de ser massiva e passa a ser mais específica e afunilada. Isso quer dizer que ao invés de tentar gritar aos céus algo que você torce para as pessoas ouvirem, você irá bater um papo com menos pessoas, mas em uma situação onde terá mais certeza de atingi las do que no método massivo. Esse tipo de marketing ajuda na construção da confiança do cliente em relação à marca, já que este se percebe como sendo alguém e não apenas mais um número diante da empresa. 
 
Todos estes serviços e oportunidades oferecidos pelo CRM farão com que sua empresa caminhe progressivamente para atingir o atendimento ideal para todos os clientes, sem trazer prejuízos como o desperdício de tempo ou a confusão de dados, colocando seu negócio cada vez mais próximo dos seus objetivos.
 
Para escolher o melhor CRM para sua empresa, é necessário investir um tempo de pesquisa, e entender em que fase sua empresa se encontra.
Como existem inúmeras ferramentas gratuitas no mercado, é possível montar um CRM com baixo custo, e que pode resolver os seus problemas. Claro que em algum momento será necessário migrar a empresa toda para uma ferramente mais completa, porém é possível fazer isso de acordo com o seu momento e sua saúde financeira.
 
Seria um CRM o que sua empresa estava procurando?
 
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