Como um cliente se relaciona com a agência?
Contratar uma agência significa que você ampliará seus horizontes, sendo possível enxergar sua empresa de uma nova maneira.
Postado em 10/08/2017
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A relação entre os clientes e uma agência de marketing pode parecer confusa quando vista de fora. Parece incerto saber quem decide, quem faz, quem traz ideias e quem as realiza. Entretanto, entender o processo de funcionamento desta relação é muito mais fácil do que parece, e ainda pode ajudar você a optar por contratar uma agência ou não para ajudar no seu negócio.

 

Contratar uma agência de marketing significa que você ampliará seus horizontes, sendo possível enxergar sua empresa de uma nova maneira. Isso quer dizer que as análises feitas pela agência irão apontar novas maneiras de se trabalhar, reforçar o que está dando certo, e modificar o que não está.

 

Além disso, trabalhar em conjunto à uma agência trará novas perspectivas em relação à comunicação e a imagem de sua empresa percebida pelo seus clientes, parceiros, fornecedores, concorrentes, enfim, todo o mercado. Porém não pense que a agência irá modificar sua empresa e transformá-la em algo totalmente diferente, nada disso.

 

Acreditar que ao se contratar uma agência todos os seus problemas de vendas, divulgação e comunicação serão resolvidos, é um engano. É necessário pensar e estudar um pouco mais sobre a sua própria empresa, entender em qual situação ela se encontra, para se tomar a decisão de contratar uma agência.

 

De nada adianta modificar a maneira que a sua empresa apresenta seus produtos ou serviços ao mundo, investir em um site, facebook, enfim, fazer investimentos em marketing como um todo, se a sua equipe comercial não entrega os orçamentos em um tempo adequado, ou se o seu setor operacional está com prazos de entrega estourados.

 

Dizemos isso pois é uma situação muito frustrante tanto para a empresa quanto para a agência quando existe essa ideia implícita na cabeça do empreendedor e/ou CEO. 

 

Durante todos os processos de trabalho entre agência-cliente, o ideal é acontecer uma interação grande entre as duas partes, para termos resultados adequados ao posicionamento da empresa. De qualquer maneira, a voz final sempre é do cliente, isso quer dizer que, os profissionais da agência até podem apresentar ideias mirabolantes, mas sem a sua aprovação, nada disso acontecerá.

 

É aconselhável ouvir aos profissionais e manter a mente aberta para novas possibilidades, pois se você contratou uma agência especializada em marketing, essa equipe estará buscando e apresentando soluções que acreditam ser as melhores para o seu negócio. É importante deixar a agência trabalhar, e mais importante ainda, participar de todo o processo.

 

Claro que se você achar que algo foge muito da maneira que gostaria, nada te impede em negar e manter outro posicionamento. O trabalho de uma agência é justamente analisar sua empresa e buscar os melhores resultados através do marketing enquanto mantém a essência da empresa presente em tudo que possivelmente a envolva.

 

Podemos definir o trabalho de uma agência em alguns passos, sendo eles: briefing; planejamento estratégico; implementação do planejamento; coleta de dados; e por fim, os resultados. 

 

Briefing

O briefing funciona como um raio-x da empresa, é a forma como a agência irá conhecer o seu negócio, o público alvo, suas estratégias atuais, seus produtos e serviços, suas dificuldades e seus acertos. É a partir dele que a agência poderá montar uma estratégia de marketing e comunicação que tenha mais chances de trazer resultados positivos.

 

Por exemplo, um dos insights que saem do briefing é a criação de personas. Uma persona é basicamente a definição de um grupo dos possíveis públicos-alvo em um personagem, uma pessoa com nome, idade, profissão e gostos definidos. As personas são sempre usadas na hora da criação e desenvolvimento de campanhas e serviços para a comunicação da sua empresa, para que tudo ocorra de forma mais eficiente e adequada.

 

Com o briefing pronto, a agência pode então começar a montar as estratégias para aquele cliente.

 

Planejamento estratégico

Um trabalho completo de planejamento estratégico de marketing envolve análise de mercado, análise de clientes, análise de concorrentes, análise SWOT, entre outras análises que podem ser feitas para entender mais sobre o negócio e conseguir construir um caminho adequado para as ações que devem ser realizadas e implementadas.

 

O planejamento irá definir o foco, os objetivos e o tempo esperado pelos resultados. Esta parte deve ser definida em conjunto pelo cliente e agência. Um bom planejamento é feito a quatro mãos, e ao termos isso feito em conjunto, as duas partes estarão alinhadas em relação ao que esperar uma da outra.

 

Claro que você como cliente pode impor alguns objetivos e o tempo que espera para se ter os resultados. Caso a agência aceite as condições, o cliente tem todo o direito de cobrar e exigir os resultados. Mas uma agência que tem uma visão diferenciada e profissional, com certeza vai dizer que não é possível realizar tal projeto e vai sugerir um outro prazo ou outra maneira de se atingir tais objetivos.

 

Implementação do planejamento

Com um briefing bem elaborado e um planejamento estruturado em conjunto, as chances de acerto na implementação aumentam consideravelmente.

 

É muito importante o cliente deixar a agência trabalhar conforme o planejado, pois muitas campanhas e projetos podem demorar para chegar nos resultados esperados, um exemplo disso é o trabalho em cima de marketing de conteúdo. A construção de conteúdo diferenciado e rico em informações, relevante para o seu público, a projeção para tornar a sua empresa, negócio e/ou marca relevantes, é algo que envolve muito planejamento, investimento e calma, para seguir o que foi traçado. 

 

É aqui que vemos o X da questão, pois se o planejamento foi bem feito e os prazos foram conversados entre as duas partes, todos vão seguir o combinado.

Claro que existem ajustes no meio do caminho - devem existir. Pois existem variáveis que não são possíveis de se ter controle, e todos os envolvidos devem estar preparados para mudanças.

 

Coleta e análise de dados

A coleta de dados e análise de dados deve ser constante, e a periodicidade de relatórios deve ser de acordo com a necessidade de cada projeto. De qualquer maneira, é necessário ter calma para agência conseguir implementar seu trabalho e trazer os resultados esperados.

 

A análise e entrega de relatórios fornece ao cliente uma segurança ainda maior sobre suas decisões, já que ele mesmo terá acesso a informações importantes e poderá entender melhor o que está sendo feito, e auxiliar nas próximas decisões. A agência tem o direito (e dever) de aconselhar o cliente de acordo com os conhecimentos de seus profissionais, porém cabe ao contratante dar a palavra final do caminho a ser seguido.

 

Resultados

Durante todo o percurso desta relação, deve haver transparência por ambas as partes. Ao mesmo tempo em que a agência deve sempre buscar o cliente para aprovação e comprovação dos resultados, o mesmo deve ser aberto para auxiliá-la com informações e outros fatores que ela possa necessitar para realizar seu trabalho. Tal transparência é indispensável para atingir os resultados desejados, já que só com conhecimento total será possível compreender o sucesso ou a falha de uma campanha, por exemplo.

 

Caso os resultados não estejam adequados, refaça o planejamento, procure entender o que está dando errado e faça as mudanças junto de sua agência.

 

Na última das opções, se nada estiver dando certo, o atendimento está ruim e sua agência não está muito preocupada com seu negócio, você tem toda liberdade de mudar.

 

É importante estar atento que cada agência trabalha de uma maneira, e o que descrevemos acima é muito do que pensamos sobre a relação entre nós e nossos clientes.

A relação entre agência-cliente é sempre de muita conversa e adaptação de ideias para ambos os lados, logo, manter a mente aberta é algo indispensável para todos os profissionais envolvidos neste processo.

 

Nós da Fito Marketing trabalhamos de maneira diferente com nossos clientes, pois fazemos um estudo profundo sobre o seu negócio, mercado e clientes. Desta forma, conseguimos entender as reais dores do seu negócio, o que nos capacita a montar o planejamento de marketing perfeito para o seu caso.

Vamos conversar: 16-3286.5411 | contato@fitomarketing.com.br

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